sexta-feira, 26 de junho de 2009

CRITÉRIOS PARA CORRIGIR A REDAÇÃO

Em sala de aula é especificado o tema a ser desenvolvido numa duração igual para todos os alunos. A redação deverá ser um texto que trate o tema proposto, não sendo obrigatória a utilização de algum gênero específico, sugere-se a dissertação, mas o aluno tem liberdade para escolher qualquer outro gênero. Os critérios utilizados para a correção estão abaixo descriminados. Cada tópico vale 2,0, resultante da soma dos quatro subtópicos seguintes valendo 0,5 cada.
1 – Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado:
Insatisfatório:
Tema: não compreende o tema solicitado ou desenvolve uma proposta que apenas o tangencia;
Contexto de Produção: não consegue compreender os aspectos relativos ao contexto de produção solicitado.
Razoável: Tema: compreende e desenvolve razoavelmente o tema, a partir de clichês ou paráfrases;
Contexto de Produção: compreende razoavelmente o tipo de leitor e o objetivo do texto, mas apresenta várias inadequações.
Bom: Tema: compreende e desenvolve bem o tema, apresentando indícios de um projeto próprio para o recorte temático;
Contexto de Produção: compreende bem o tipo de leitor e o objetivo do texto, ainda que faça desvios no desenvolvimento das ideias.
Muito Bom: Tema: compreende e desenvolve muito bem o tema, com base num projeto pessoal para o tema proposto;
Contexto de Produção: Compreende muito bem o tipo de leitor e o objetivo do texto de forma coesa e adequada ao contexto de produção solicitado.
2 – Elaborar um texto com conceitos históricos adequados:
Insatisfatório: não apresenta os conceitos necessários; ou apresenta poucas informações, fatos e opiniões relacionados ao tema.
Razoável: elabora razoavelmente um texto, mesmo demonstrando conhecer razoavelmente os conceitos, embora não consiga explicitar sua tese e/ou reproduzindo os elementos da proposta, parafraseando-os.
Bom: elabora bem o texto, mostrando ter noção dos conceitos mas mostrando desvios na organização, entretanto explicitando um projeto de texto com uma tese articulada dos conceitos aos argumentos, mesmo que previsíveis para a defesa de seu ponto de vista.
Muito Bom: Elabora muito bem um texto demonstrando conhecer bem os conceitos necessários para explicitar um projeto de texto, com uma tese articulada entre conceitos e argumentos para a defesa de seu ponto de vista.
3 – Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguisticos e textuais necessários para a construção da redação:
Insatisfatório:
organiza precariamente as partes do texto, deixando de registrar os fatos e de dar continuidade ao sentido do texto; produz um grande número de justaposições de palavras e/ou frases pouco relacionadas.
Razoável: organiza razoavelmente as partes do texto, demonstrando alguma dificuldade para dar continuidade de sentido e/ou para manter a progressão temática; há problemas frequentes utilização dos recursos coesivos.
Bom: organiza bem as partes do texto, podendo apresentar problemas pontuais na utilização dos recursos coesivos; estabelece, entretanto, continuidade de sentido e/ou progressão temática.
Muito Bom: organiza muito bem as partes do texto, utilizando os recursos coesivos de forma adequada e variada, com raros problemas no uso dos elementos coesivos.
4 – Utilizar os conhecimentos linguisticos da norma-padrão para o texto escrito:
Insatisfatório: não demonstra conhecimento da norma-padrão para o texto escrito, não conseguindo usar a variante linguística adequada ao tipo de texto e de contexto da produção solicitada; apresentando também inúmeras inadequações gramaticais ou transgressões na escrita (ortografia portuguesa, organização gráfica) sem emprego justificado pelo contexto, utiliza formas pertencentes à oralidade, injustificáveis para o contexto.
Razoável: demonstra conhecimento razoável da norma-padrão para o texto escrito, utilizando razoavelmente a variante linguística do tipo de texto e do contexto de produção solicitados; apresenta algumas inadequações gramaticais ou transgressões na escrita (ortografia portuguesa, organização gráfica) cuja utilização não está justificada pelo contexto.
Bom: demonstra bom conhecimento da norma-padrão para o texto escrito, utilizando bem a variante linguística do tipo de texto solicitado e do contexto de produção, embora algumas inadequações gramaticais ou transgressões na escrita possam ser encontradas.
Muito Bom: demonstra muito bom conhecimento da norma-padrão, sabendo utilizar muito bem a variante linguística do tipo de texto solicitado e do contexto de produção; com rara ou nenhuma inadequação gramatical e ortográfica.
5 – Demonstrar conhecimento da temática abordada, mostrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito dele:
Insatisfatório: não demonstra posicionamento crítico e cidadão diante do tema proposto, desenvolvendo um texto precário.
Razoável: demonstra posicionamento crítico e cidadão, no entanto sem os articular com discussão desenvolvida no texto, não conseguindo identificar posicionamentos diferentes sobre o tema.
Bom: demonstra posicionamento crítico e cidadão bem relacionados ao tema, mas pouco articulados com a discussão desenvolvida no texto, mas mostrando seu posicionamento a respeito do tema avaliando as diferentes posições e construir suas justificativas.
Muito Bom: além de demonstrar seu posicionamento crítico e cidadão muito bem relacionados ao tema e articulados à discussão desenvolvida no texto, avaliando as diferentes posições e construindo as suas justificativas.
Fonte: SARESP 2007 – Correção e Análise da Produção Escolar, Critérios para a atribuição de conceitos na correção das redações de Ensino Médio – 3ª série, PP. 6-7

Um comentário:

  1. Já fui professor de línguas (português e inglês).

    Acho as normas correctas.

    Abraço

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