domingo, 14 de junho de 2009

Pré-História da cidade de São Paulo

Considerando que chamamos de Pré-História a época da vida dos seres humanos que aconteceu antes do uso da escrita, da urbanização e da organização política das sociedades em organizações mais complexas do poder político como o Estado.
Nesta perspectiva, a cidade de São Paulo esteve na pré-história até 25 de janeiro de 1554, data em que oficialmente se reconhece a fundação do pátio do colégio pelos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, iniciando no planalto da colônia o processo de dominação das populações nativas pelos europeus.
Antes deste acontecimento essas populações nativas viviam da caça e principalmente da pesca, pois a área do atual município paulistano compreende uma vasta área dentro da qual existem os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí e seus inúmeros córregos e pequenos afluentes. Era abundante nesta região, chamada pelos seus habitantes originais, os guaranis, de “Piratininga” (numa tradução literal “Pira” – peixe e “Tinga” – branco) mas, numa tradução mais livre, pode ser traduzido como “o lugar onde se captura o peixe facilmente, com as mãos”.
As nações guarani, ramo da nação Tupi viviam na vasta região litorânea e do planalto, na área da Mata Atlântica, floresta tropical (atualmente semi-destruída), com exceção de raríssimos bolsões, praticamente “esganados” pelo crescimento capitalista, como a reserva da Juréia e restritos trechos na Serra do Mar.

14 de junho de 2009 - Vitor Alberto de Oliveira Ramos.
Fontes:
Clastres, Pierre “A Sociedade contra o Estado”, Livraria Francisco Alves Editora,4ª Ed., São Paulo, 1988.
Dean. Warren “A ferro e fogo, A história e a devastação da Mata Atlântica brasileira”, Companhia das Letras, São Paulo, 1996.
Prezia, Benedito “Esta terra tinha dono”, Benedito Prezia e Eduardo Hoornaert, FTD, 4ª Ed., São Paulo, 1995.

Um comentário: