sábado, 7 de novembro de 2009

História - passado e presente

Uma das dificuldades, não a maior delas, mas sempre uma dificuldade é contextualizar o passado histórico oom a atualidade.
Navegando pela internet encontrei este texto do professor Hilário Franco Jr. Não sei se a autoria é com certeza dele, mas cito as fontes que obtive. Achei interessante.

O Feudalismo e o Brasil
Texto de Hilário Franco Junior, em:
http://www.eciencia.usp.br/site_2005/exposicao/feudalismo/apresentacao.html (não consegui acessar este site, aparece como desativado)

Os historiadores chamam de Idade Média o período que, na Europa, foi mais ou menos do ano 500 ao 1500.
Época e local muito afastados, e por isso pouco importantes para o Brasil? Não!
Apesar de naquele momento nosso país ter sido habitado apenas por tribos indígenas quase pré-históricas, a cultura medieval aqui penetrou com força depois da chegada dos europeus.
É por isso que em pleno século XXI ainda temos muito de medieval, mesmo sem percebermos.
Lembremos alguns exemplos:
O nome Brasil foi tomado de uma famosa terra mítica para os homens da Idade Média.
O cristianismo católico adotado pela maior parte de nossa população tornou-se definitivamente vitorioso naquela época.
Nosso idioma também nasceu naquele período (assim como o inglês, o francês, o italiano, o espanhol), e no Brasil de hoje ainda falamos e escrevemos o português de forma mais parecida com o da Idade Média do que se faz em Portugal.
Somos um país de mestiços porque os colonizadores portugueses que vieram para cá também o eram, já que se misturavam com muçulmanos desde o século XI e com negros africanos desde o XV.
Mas a Idade Média está presente entre nós principalmente através da permanência de certos traços do feudalismo. Isto é, da organização social que predominou na Europa entre o ano 1000 e o 1300.
Da mesma forma que os senhores feudais, muitos brasileiros, e sobretudo os políticos, confundem seus interesses particulares com o interesse público.
Da mesma forma que naquela sociedade, as relações pessoais (ser amigo de alguém influente) tem mais peso que as relações institucionais (agir de acordo com a lei).
Da mesma forma que naquela época, temos uma enorme desigualdade na distribuição da riqueza, do conhecimento e do poder.
Fonte: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/22863/O-FEUDALISMO-E-O-BRASIL/ acesso 05/11/2009

Um comentário:

  1. Realmente, é certo! Nosso idioma é bem rico e bem misturado! Agora, gostei de saber que a política atual Brasileira é bem parecida com a política medieval! Gostei de saber os três últimos parágrafos, foi a parte do texto que me deu informações que me fazem fluir à busca na interdisciplinariedade! Muito obrigado pelo texto!

    ResponderExcluir