quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cultura pura?

Se procurarmos saber qual a primeira matriz da cultura do mundo ocidental, certamente encontraremos o seu berço na Grécia. Foi lá que o alfabeto dos fenícios foi adaptado, a arquitetura foi adaptada e desenvolvida além da herança de Homero de seus poemas épicos, heróicos e históricos da Ilíada e da Odisséia.
A tradição cultural grega, a arte grega, a filosofia e a ciência sob o governo de Alexandre, o Grande (entre 336. e 323 a. C) e depois com seu império nas mãos de seus herdeiros fundiu-se com a cultura oriental persa, egípcia e a indiana. A Grécia não era mais o centro cultural do mundo. Os principais centros da cultura helenística foram Alexandria, no Egito, Pérgamo e Antioquia, na Turquia.
Esta cultura grega, agora contaminada pelas contribuições dos orientais chega agora à Itália onde se desenvolveu a cultura romana (que herdou, entre outras coisas, o alfabeto, a mitologia, a filosofia e a estética grega).
Num outro momento, devido à expansão do Império Romano por largas partes da Europa celta e germânica, entre os séculos II a.C. e IV, alargou-se o círculo da cultura ocidental, englobando as regiões da Ibéria (Espanha-Portugal), da Gália (França), da Germânia (Alemanha Ocidental) e da Bretanha (Inglaterra).
Portanto, imaginar a cultura ocidental como pura e imaculada, sem nenhuma contaminação oriental é impossível. Mas, também certamente a cultura ocidental não é um mero depósito de culturas orientais, ela também guarda algumas características próprias, originais, que a meu ver são um materialismo e apego exagerado à riqueza material e ao prazer ilimitado, mas isto já é um tema para um outro texto.
Fontes para este pequeno texto:
http://imperiobizantino.sites.uol.com.br/artebizantina.htm acesso em 24/09/2009
http://www.infoescola.com/historia/alexandre-magno-e-a-cultura-helenistica/ acesso em 24/09/2009
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2009/05/07/000.htm acesso em 24 de setembro de 2009.
http://www.infoescola.com/artes/arte-grega/ acesso em 24/09/2009

Um comentário: